Skip to content

Bento 16

Bento 16 published on Nenhum comentário em Bento 16

papa_bento16O papa Bento 16 irá publicar nesta segunda-feira (25) um “Motu Proprio” com a definição de alguns pontos da Constituição Apostólica e a antecipação do conclave, que vai eleger o sucessor do pontífice. Foi o que publicou o jornal italiano “La Stampa”, na edição online deste domingo (24).

Aqueles que leram o documento, segundo o periódico, falam de um texto não muito extenso. “São uma dúzia de linhas que trata, entre outras coisas – e acima de tudo – um problema premente: a data do Conclave e a possibilidade de os cardeais anteciparem o tempo usual.”

A lei, publicada por João Paulo 2º, diz que a eleição deve ser feitas não antes de 15 dias do momento em que o cargo é “vago” para que todos os cardeais, mesmo aqueles que vivem em locais mais distantes, tenham tempo para chegar a Roma.

Mas o documento, segundo o secretário do Pontifício Conselho para Interpretação dos Textos Legislativos, Ignacio Arrieta, foi escrito especialmente para casos de morte.

A data de início do conclave, como apontou “La Stampa”, será decidida pelos cardeais que se reunirão na Congregação Geral, provavelmente a partir de 1º de março. As previsões do periódico italiano é que a eleição do novo papa tenha início entre o dia 9 e 11 de março.

ENTENDA O PROCESSO SUCESSÓRIO DO PAPA

Quando o chefe da Igreja Católica renuncia a sua função ou morre, seu sucessor é eleito pelos cardeais reunidos em conclave na Capela Sistina, onde ficam isolados do mundo exterior.

Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave que se reunirá para eleger o sucessor do papa Bento 16. Segundo a última lista do Vaticano, há um total de 116 cardeais aptos a votar no conclave.

Para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite.

 

Deixe uma resposta

Primary Sidebar

Secondary Sidebar